O que você precisa saber sobre trombose em longas viagens – Rovaris MedRovaris Med

sobre trombose em longas viagens

O que você precisa saber sobre trombose em longas viagens

Essa é uma pergunta que sempre entra em cena quando o assunto é uma longa viagem, principalmente de avião. Por isso, pedimos ao Dr. Eduardo Rebolho para explicar neste artigo as principais informações que você precisa saber sobre trombose em longas viagens.

dr-eduardo-repolho

Dr. Eduardo Camargo Rebolho
CRM/SC 29338
Cirurgia Vascular – RQE 19367
Cirurgia Geral – RQE 19368
Publicado em 02 de Novembro de 2020

Trombose do viajante

Viajar é uma das coisas mais gostosas que existem; conhecer novos lugares, descansar e se divertir. Imagina você, que sonhou tanto para a viagem dos sonhos e chegar ao seu destino e ter uma trombose, isso poderia atrapalhar bastante a viagem tão sonhada.

Trombose do viajante ou síndrome da classe econômica, como também é conhecido este problema, pode acontecer após uma viagem prolongada (mais de 4 horas) principalmente de avião.  O que acontece dentro das veias é a formação de coágulos de sangue em algumas veias das pernas (trombose venosa) – ocasionando uma dificuldade de retorno venoso para o coração, e, consequentemente uma série de sintomas como perna inchada, dor na panturrilha entre outras.


E por que é perigosa?

A trombose seja a do viajante ou por outras causas se não identificada e tratada adequadamente pode trazer uma consequência importantíssima – a embolia pulmonar – que ocorre quando um coágulo se solta das veias das pernas e vai até o pulmão, podendo causar sérias consequências e até a morte. 

Em especial atenção para a trombose do viajante, pelo simples motivo que durante uma viagem muito prolongada, o diagnóstico da trombose pode se passar despercebido sendo muito difícil evitar algumas consequências. 


Todas as pessoas correm esse risco?

O risco para trombose venosa profunda está associado também a fatores genéticos, obesidade, diabetes, sedentarismo, hipertensão e tabagismo. E durante viagens longas, ficar com as pernas paradas e para baixo, por muito tempo favorece o surgimento do problema, juntamente com espaço entre as poltronas inadequadas, trazendo uma posição totalmente desconfortável.


Como prevenir a trombose venosa profunda?

Uma das coisas que você precisa saber sobre trombose em longas viagens é que ela pode ser prevenida de maneiras muito simples. 

Beba água durante a viagem e mantenha-se hidratado

Levante e caminhe a cada duas horas mais ou menos, alongue as pernas

Evite bebida alcoólica e comidas pesadas

Use roupas confortáveis

O uso de meias elásticas de compressão são indicados


Quais os sintomas a serem observados?

Já falamos sobre o que é a síndrome do viajante, sobre os fatores de risco e as formas de prevenção. E quanto aos sintomas? O que indica que a trombose venosa profunda está acontecendo?

  • Dores nas pernas
  • Inchaço em apenas uma das pernas
  • Coloração azulada
  • Sensação de peso nas pernas
  • Sensação de perna quente

Na dúvida, agende uma consulta avaliativa com o Dr. Eduardo Rebolho, cirurgião vascular. Ele atende em Curitiba/PR e também em Balneário Camboriú/SC. 

Para mais informações de contato visite também o site. https://www.eduardorebolho.com.br/

dr-eduardo-repolho

Dr. Eduardo Camargo Rebolho
CRM/SC 29338
Cirurgia Vascular – RQE 19367
Cirurgia Geral – RQE 19368
Publicado em 02 de Novembro de 2020

Agende sua consulta com o doutor Eduardo, fale conosco pelo fone (47) 33 60 64 70, ou se preferir, utilize WhatsApp para seu atendimento.