Refluxo, azia ou queimação: não sofra, identifique e resolva – Rovaris MedRovaris Med

Refluxo, azia ou queimação: não sofra, identifique e resolva

E de repente você mal termina de comer e aquele desconforto no estômago já começa.

Uma queimação persistente, sinal mais comum da doença do refluxo, que se diagnosticada precocemente pode evitar inúmeras complicações. Especialmente se ao invés de você optar pela automedicação, muito comum nesses casos, você procurar ajuda médica.

Chamado de refluxo gastro-esofágico (DRGE), ele acontece quando após uma refeição os alimentos ou líquidos retornam do estômago para o esôfago.

Isso pode fazer com que você se sinta constantemente com uma queimação, azia e com ânsia de vômito. Esse é um quadro preocupante, pois se não tratado adequadamente , pode levar a outras lesões.

Dados do Ministério da Saúde estimam que ao menos 12% da população brasileira sofre com esse tipo de refluxo. Coisas como alimentação e excesso de peso são fatores que podem desencadear o problema. Chocolate, pimenta, frituras, café e bebidas alcoólicas estão entre os itens que, se consumidos em excesso, podem contribuir para o refluxo.

Diagnóstico e exame

Sendo assim, ao menor sinal desses sintomas é importante que você procure um médico. Possivelmente irá lhe solicitar um exame chamado endoscopia, que é realizado via um tubo ótico que permite olhar dentro do seu estomâgo e esôfago.

Quer saber como funciona, leia nosso artigo sobre “Endoscopia digestiva sem medo”.

O exame permite uma variedade de diagnósticos, por exemplo, onde estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado. Além disso a endoscopia muitas vezes é utilizada como tratamento.

É interessante destacar que a endoscopia é um exame bem completo que permite avaliar três órgãos, o esôfago, o estômago e o duodeno (parte inicial do intestino delgado).

Por meio dele você pode apontar vários tipos de doenças, sua localização, categoria e o grau de intensidade. E, embora possa causar algum desconforto, ele não machuca.

 

Leia outros artigos em Dicas e Notícias