Doença hemorroidária sem medo – Rovaris MedRovaris Med

hemorroida-rovaris-med

Doença hemorroidária sem medo

A doença hemorroidária (DH) ou apenas ‘hemorróidas’ como é popularmente denominada se configura pelo inchaço ou inflamação nas veias do reto e ânus, que causam desconforto e sangramento. Com os avanços da medicina cada vez mais surgem técnicas não-invasivas para o tratamento do problema.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o problema atinge cerca de 50% da população mundial em alguma fase da vida. Seja por motivos de obesidade, gravidez, maus hábitos relacionados ao momento de ir ao banheiro ou mesmo hereditariedade, as ‘hemorróidas’ provocam desconforto e podem causar dores e sangramento.

Quando medicamentos e pomadas não são suficientes e não é ainda caso para cirurgia, existem opções como não-invasivas para o tratamento. Hoje abordaremos três tipos: ligadura elástica, THD ou laser.

Ligadura elástica

Uma faixa elástica é colocada ao redor da hemorroida para impedir o fluxo sanguíneo. O tecido cai por si só.

THD

A Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD) é guiada por Doppler. Consiste na identificação e fechamento das artérias lesionadas com fios cirúrgicos para impedir o fluxo de sangue. Este procedimento é bastante simples e pode ser realizado em poucos minutos. Como não há “corte”, a recuperação é melhor e mais rápida do que a técnica tradicional. No THD, todos os fios utilizados são absorvidos pelo próprio organismo não sendo necessária a sua retirada.

Laser

Utiliza laser de CO2 (gás carbônico) para vaporizar as áreas lesionadas. O CO2 é absorvido pela água presente no tecido, reduzindo dor no pós-operatório e auxiliando na cicatrização. O procedimento acontece em um centro cirúrgico com sedação e o paciente é liberado algumas horas depois.

Prevenção

As dicas são: beber água em boa quantidade, ingerir fibras frutas e verduras, respeitar a necessidade de ir ao banheiro, evitar forçar o esfíncter durante as evacuações, evitar ficar longos períodos sentado, preferir usar duchas ou banhos rápidos ao papel higiênico (que não é tão higiênico assim), e claro, praticar atividades físicas.

Leia outros artigos em Dicas e Notícias