5 tratamentos de varizes
Você conhece alguém que está adiando o tratamento de varizes por medo de passar por uma cirurgia? Ou você é essa pessoa? Você sabia que nem sempre é necessário uma cirurgia? Diante disso, e também para acabar com os temores e dúvidas, vamos explicar 5 tratamentos de varizes.
Dr. Eduardo Camargo Rebolho
CRM/SC 29338
Cirurgia Vascular – RQE 19367
Cirurgia Geral – RQE 19368
1. Laser Transdérmico
O laser transdérmico é um dos avanços no tratamento dos vasinhos e varicoses das pernas. Ou seja, com ele conseguimos realizar o tratamento tanto dos pequenos vasos até algumas veias um pouco maiores sem precisar de um internamento e de repouso. Dessa forma, o tratamento acontece no consultório e o retorno ao trabalho e suas atividades normais é imediato, sem precisar de repouso.
2. Escleroterapia com Glicose
Escleroterapia com glicose, ou simplesmente aplicação, é um procedimento que serve para realizar o tratamento dos vasinhos. Utiliza aplicação de uma solução de glicose hipertônica, ou seja com uma concentração alta, que age na camada interna da veia afetada, e assim vai “secando” o vasinho, consequentemente sumindo. Apresenta excelentes resultados, e pequenas complicações, sendo um dos métodos mais utilizados para o tratamento dos vasinhos.
3. Escleroterapia com Espuma
Espuma é uma técnica utilizada para tratamento das varizes no consultório, assim pode-se resolver alguns casos sem necessitar de uma cirurgia. Este é um método para pacientes que apresentam risco cirúrgico elevado, ou alguma contraindicação à cirurgia convencional. Quando há presença de úlceras na perna e pessoas com idade mais avançada. A escleroterapia com espuma é ecoguiada, ou seja, feita com utilização do ultrassom que, além de orientar os vasos e a quantidade de espuma a ser injetada, já demonstra de imediato o resultado do tratamento.
4. Endolaser
Endolaser também é um dos maiores avanços no tratamento das varizes. Serve para realizar o tratamento das veias safenas doentes. O laser consiste em introduzir por dentro da veia doente uma fibra que emite ondas de calor e assim acaba obliterando o seu lúmen da veia, realizando o tratamento. Nesse procedimento não há cortes, a recuperação é mais rápida e a dor posterior é menor.
5. Cirurgia Convencional
A cirurgia de varizes ainda é uma das principais, e mais utilizadas formas de tratamento das varizes. Com o paciente anestesiado é realizada a retirada cirúrgica das veias doentes. Isso é realizado em ambiente hospitalar no centro cirúrgico e requer, no período pós-operatório, um certo repouso.
Certamente, como você pode ver, existem várias formas para realizar o tratamento das varizes e vasinhos. Além de cada um deles, ainda podemos realizar a combinação de um ou mais tratamento num mesmo momento, para obter o melhor resultado possível, porém tudo depende da indicação de caso para caso.
Então, depois de apresentar um pouco sobre esses 5 tratamentos de varizes, saiba que você pode, juntamente com o Dr. Eduardo, definir o melhor método ou combinação deles para o seu caso.
Finalizando, aproveite também para dar uma olhada no nosso artigo sobre a relação de dores nas pernas e varizes.
Dr. Eduardo Camargo Rebolho
CRM/SC 29338
Cirurgia Vascular – RQE 19367
Cirurgia Geral – RQE 19368
Publicado em 29 de Setembro de 2021
Agende sua consulta com o doutor Eduardo, fale conosco pelo fone (47) 33 60 64 70, ou se preferir, utilize WhatsApp para seu atendimento.