A importância da colonoscopia no combate ao câncer colorretal
Recentemente falamos em nosso blog sobre o Câncer Colorretal, suas formas de tratamento, diagnóstico e fatores de risco. Caso não tenha lido o artigo, e apenas para situá-lo melhor, o câncer colorretal é um tipo de neoplasia que atua no cólon, reto ou no canal do ânus – aparecendo inicialmente no revestimento (mucosa), mas podendo atingir camadas mais profundas das estruturas com o passar do tempo.
Hoje queremos falar especificamente sobre a importância dos exames de colonoscopia na luta contra o câncer colorretal. Embora outros exames de imagem – como as tomografias, ultrassons e ressonâncias – possam dar suporte no diagnóstico (além de alguns exames de sangue), a colonoscopia atua no que chamamos de “rastreamento”.
Para visualizarmos melhor a importância desse processo, precisamos entender que boa parte dos casos de câncer colorretal surgem a partir de pólipos (pequenas ‘elevações’ que se formam na mucosa). Esses pólipos podem ou não progredir para um câncer. E é aí, nessa fase prévia, que esse exame pode fazer toda a diferença.
Com o rastreamento e identificação precoce é possível remover, também através de um procedimento de colonoscopia, esse pólipo – nos colocando um passo à frente da doença. Esse rastreamento também permitirá um melhor acompanhamento por parte de seu médico – que, de acordo com as características do pólipo e do perfil do paciente poderá determinar uma frequência para que a colonoscopia seja repetida – garantindo assim um melhor monitoramento da situação.
A colonoscopia é um exame relativamente simples, realizado com auxílio de sedação – que torna o processo indolor – e que tem duração aproximada de 40 minutos. O paciente recebe alta algumas horas depois da realização do exame e não pode dirigir ou realizar atividades que exijam muita concentração por conta dos efeitos do sedativo. É recomendável repouso, em casa, para uma rápida recuperação. No outro dia o indivíduo já pode voltar às suas atividades normais, seguindo apenas pequenas orientações relacionadas à alimentação por alguns poucos dias. Trata-se, como já mencionamos, de um procedimento simples, mas que pode salvar vidas.
E você, está cuidando da sua saúde? Tem feito seu acompanhamento regular? Agende sua consulta com nossa equipe e faça a sua parte! Lembre-se: o diagnóstico precoce é sempre fundamental na luta contra qualquer tipo de câncer!