Balão intragástrico: um caminho no combate a obesidade
A luta contra a balança é uma preocupação que tem ganhado atenção dos órgãos de saúde internacional, pois transpassa a questão estética atingindo diretamente a qualidade de vida das pessoas. O Brasil, por exemplo, possui mais da metade de sua população com sobrepeso, sendo que 20% das pessoas adultas já atingiram o índice de obesidade, o que contribui de forma importante para a carga de doenças crônicas e incapacitantes.
A mudança cultural da humanidade, as taxas de urbanização e o crescimento econômico são fatores que explicam esse crescente aumento do sobrepeso. Por conta disso, os estudos na área também tem avançado, no sentido de contribuir para tratamentos que oportunizem a retomada de um modo de vida mais saudável.
Contudo, muitas vezes os primeiros passos são difíceis, a correria do dia a dia, o estresse associado a ansiedade inviabilizam escolhas saudáveis. Dentre os inúmeros tratamentos, há um que tem chamado atenção pela sua eficácia e facilidade de implantação, são os balões intragástricos.
Como funciona o balão gástrico?
É um balão gástrico de silicone grau médico, preenchido com solução salina que fica na cavidade do estômago e reduz o apetite, pois ocupa cerca de um terço do volume do estômago. Além disso, com o balão gástrico, o estômago se esvazia mais lentamente, mantendo a saciedade por mais tempo.
Ele é inserido por meio de uma endoscopia realizada sob sedação. Uma vez dentro, é preenchido com solução salina estéril. Após o procedimento o paciente é monitorado até ter condições de ir para casa.
Balão adaptável
Em média os balões normais podem permanecer no máximo seis meses no corpo. Contudo, atualmente existem modalidades inovadoras que permitem a permanência de até um ano, podendo ser ajustável, mesmo após ser colocado no estômago. Após os três primeiros meses de perda de peso, o corpo se acostuma com o balão e ele começa a perder eficácia. Contudo, este tipo de balão permite que o médico realize uma endoscopia e adicione líquido ao balão. O novo volume permite efeito novo no corpo o que aumenta a capacidade de perda de peso.
Acompanhamento médico, equipe multidisciplinar e a busca por um novo estilo de vida são aspectos essenciais para o tratamento.
Ficou com dúvidas, agende uma consulta com o médico de sua confiança.
Leia outros artigos em Dicas e Notícias