
Câncer de intestino tem cura
Em setembro, a Rovaris Med e várias sociedades Médicas estão unidas a campanha do Setembro Verde, um mês de orientações e troca de informações sobre o câncer de intestino. Como acontece com outros tumores, o câncer de colorretal, ou de intestino, tem cura quando detectado em seus estágios iniciais. Conhecer os sintomas e as formas de prevenção são importantes para o diagnóstico precoce da doença.
Os principais fatores de risco para o câncer de intestino são:
– Idade superior a 50 anos.
– Histórico pessoal de pólipos
– Histórico pessoal de doenças inflamatórias nos intestinos
– Obesidade, sedentarismo e tabagismo
– Histórico familiar de câncer de intestino
– Histórico familiar de pólipos em parentes de 1º grau
Prevenção
Recomenda-se alimentação saudável, rica em ingestão de fibras, frutas, vegetais e peixes. Prefira pão integral e grãos integrais; frutas como mamão, laranja, pera, manga; frutas secas como ameixas, tâmaras e damasco; verduras como couve, brócolis, espinafre, agrião e alface.
A redução do consumo de carnes vermelhas, comidas gordurosas, cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos processados é fator importante. Adotar uma atividade física e praticá-la regularmente também é indicado.
Em fase precoce podem não existir sintomas.
Colonoscopia
Esse exame é preventivo do Câncer de Intestino e além disso, durante o próprio procedimento, pólipos são retirados e enviados para análise laboratorial, caso sejam encontrados.
Quem possui parentes de primeiro grau com histórico de câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o médico de confiança para saber como e com qual frequência deve fazer a colonoscopia. Em geral, recomenda-se que seja realizada a partir dos 50 anos de idade.
O câncer de intestino tem cura, principalmente se detectado em sua fase precoce.
Não espere os sintomas aparecerem.
Prevenção é o melhor remédio.