
Panorama do câncer de mama no Brasil
Rosa é a cor do mês de outubro. O laço rosa é o símbolo do cuidado e da prevenção ao câncer de mama. Mas por que é tão importante prevenir-se contra essa doença? Por que a campanha ficou tão popular? Como de fato fazer essa prevenção? A equipe da Rovaris Med buscou as respostas a esses questionamentos para trazer um panorama sobre a situação do câncer de mama no Brasil.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59 mil casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres. O estudo mostra que entre os anos 2000 e 2010, a idade da mulher no momento do diagnóstico aumentou de 53 para 56 anos.
Apesar da faixa etária mais comum de incidência ser a partir dos 50 anos, é papel de toda mulher observar o corpo, fazer check ups de saúde e o autoexame, além de adotar um estilo de vida saudável em todas as fases da vida.
Fatores de risco e proteção
As pesquisas identificam condições individuais, de estilo de vida e ambientais que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer de mama.
• Fatores de risco que não podem ser alterados: hereditários, hormonais e reprodutivos.
• Fatores de risco que podem ser reduzidos: fatores ambientais ou comportamentais, como reposição hormonal, ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de gordura corporal e uso de tabaco.
• Fatores de proteção: prática regular de atividade física e a amamentação.
A prática de atividade física regular, além de reduzir a gordura corporal, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios circulantes, como a insulina e os hormônios sexuais, reduz a inflamação e fortalece as defesas do corpo, diminuindo o risco de câncer de mama.
A amamentação é uma das formas de a mãe se proteger do câncer de mama em todas as fases da vida, uma vez que reduz a exposição da mulher a hormônios que aumentam o risco de câncer e elimina células mamárias com mutações. Quanto maior o tempo de aleitamento materno, maior o benefício.
A campanha Outubro Rosa vem destacar essas informações e convidar as mulheres a cuidarem de sua saúde de forma plena. E você, tem se prevenido?
O Dr. Bruno Raimann, ginecologista e obstetra que compõe o corpo clínico aqui da Rovaris Med, está à disposição para mais informações e orientações. Na dúvida, procure sempre um médico da sua confiança.
Veja aqui como fazer o autoexame das mamas.