Câncer de próstata: exames e prevenção – Rovaris MedRovaris Med

Câncer de próstata: exames e prevenção

Estamos em pleno novembro azul, quando as campanhas incentivam os homens a ter mais cuidados com sua saúde, já falamos desse tema em outro texto que podes acessar no link.

Mas hoje, trazemos um tema que muitas vezes ainda é tabu no mundo masculino, que é o câncer de próstata. Aliás o que mais atinge os homens, após o câncer de pele (não melanoma), especialmente, a partir os 50 anos de idade.

Sintomas do câncer de próstata

É um câncer que cresce lentamente e muitas vezes não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso os exames preventivos são tão importantes. Contudo, quando há manifestação os sinais são dificuldade de urinar ou a urina fica mais escura. Há outros sintomas, que normalmente se manifestam em estágios mais avançados da doença, tais como:

– Dor ou ardor ao urinar;
– Vontade frequente de urinar;
– Dor ao ejacular e sêmen escurecido;
– Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar.

Tratamentos e cuidados

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas, apenas sabe-se que ele surge a partir de desequilíbrios genéticos, alterando assim as moléculas que são responsável pelo seu desenvolvimento.

São dois os exames que permitem a sua detecção, o de toque retal e o PSA (exame de sangue). Sendo que acima dos 50 anos, é indicado exames periódicos.

Tratamento
Um dos primeiros passos é identificar o estágio do câncer. O tratamento padrão consiste na retirada da próstata via uma cirurgia chamada prostatectomia radical. O tratamento ainda pode incluir a radioterapia ou quimioterapia.

Prevenção, fique de olho na alimentação

Excesso de gorduras saturadas estão associadas ao aumento do risco do câncer de próstata. Sabe aquele embutido que é uma delícia, tipo salsicha, bacon ou aquela lasanha congelada, então elas aumentam o risco. Aquele churrasco periódico também, aliás não há problema no consumo de carne vermelha desde que você não peque pelo excesso.

Mas vamos falar do que seria legal você ingerir. Um ingrediente chave para a prevenção deste tipo de câncer é o Licopeno, que está presente por exemplo no tomate, mamão, melancia e pitanga. O licopeno ajuda a proteger o organismo da degeneração de determinadas células que levam ao câncer de próstata, o ideal é consumir 35ml de licopeno, mais ou menos 250 gramas de molho de tomate.

Além disso, uma alimentação rica em antioxidantes, selênio e zinco sempre fazem bem à saúde e previne qualquer doença. Abuse da laranja, uva, do brócolis, coma sementes como a castanha do pará ou a semente da abóbora que ajudam a manter as células saudáveis. Chá verde também é uma boa pedida, além de antioxidantes tem o poder anti inflamatório.

 

Leia outros artigos em Dicas e Notícias