Como escolher o protetor solar
O uso do protetor solar é indicado durante o ano inteiro e não somente nos meses quentes do verão. Quem vive no litoral ou aproveita essa época para veranear não pode abrir mão do protetor solar e de acessórios para proteger a pele dos raios nocivos do sol. Você sabe escolher o melhor protetor para a sua pele?
Antes de abordar a escolha do protetor, vale a pena destacar os fototipos de pele. Você já ouviu falar deles? Dentro da área de dermatologia é uma classificação famosa, criada em 1976, por um médico chamado Thomas Fitzpatrick.
Ele classificou a pele em fototipos de um a seis, a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol:
- Pele branca: sempre queima, nunca bronzeia, muito sensível ao sol.
- Pele branca: sempre queima, bronzeia muito pouco, sensível ao sol.
- Pele morena clara: queima (moderadamente), bronzeia (moderadamente), sensibilidade normal ao sol.
- Pele morena moderada: queima (pouco), sempre bronzeia, sensibilidade normal ao sol.
- Pele morena escura: queima (raramente), sempre bronzeia, pouco sensível ao sol.
- Pele negra: nunca queima, totalmente pigmentada, insensível ao sol.
ESCOLHENDO DO PROTETOR SOLAR
Identificar o fototipo da pele auxilia na escolha do fator de proteção solar. De todo modo, a regra geral é que o FPS seja igual ou superior a 30. O FPS indica o tempo considera o tempo em que a pele exposta ao sol leva para ficar avermelhada. Quanto mais clara a pele, mais rapidamente isto acontece.
É importante levar em conta não apenas o FPS. Pessoas com pele oleosa podem optar por produtos oil free, gel, ou cremes de toque seco. No corpo, há opção em spray.
Lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas ou após suor excessivo, nadar ou secar-se com toalha.
Leia outros artigos em Dicas e Notícias