Dicas para cuidar bem do seu intestino – Rovaris MedRovaris Med

Dicas para cuidar bem do seu intestino

Você já deve ter ouvido por aí que o intestino é o “segundo cérebro” do organismo. O apelido ganhou popularidade porque a saúde e o bom funcionamento do sistema gastrointestinal têm estreita relação com o bem-estar físico e emocional de cada pessoa. Cuidar bem do intestino também é uma excelente maneira de prevenir problemas que vão desde a constipação até o câncer colorretal.

Hoje, vamos mostrar que uma alimentação nutritiva, baseada em alimentos naturais e frescos são o primeiro passo nessa caminhada, que leva à saúde intestinal e, consequentemente, à saúde de modo geral.

Confira 10 dicas de ouro para cuidar bem do seu intestino:

1. Frutas e vegetais

Esses alimentos estão em primeiro lugar na lista por serem ricos em fibras que ajudam a regular o intestino. Frutas, folhas, legumes, raízes, além de cereais integrais são extremamente benéficos. Quanto mais naturais, melhores.

2. Água

A ingestão de água é fundamental para o intestino. Além de ajudarem a formar o bolo fecal, evitam que as fezes fiquem ressecadas. De modo geral, corpo bem hidratado funciona melhor.

3. Mexa-se

Escolha uma atividade física de sua preferência. Pode ser uma simples caminhada diária, natação, hidroginástica ou ioga. Você decide. O importante é deixar o sedentarismo de lado e mexer o corpo.

4. Evite toxinas

Sempre que possível evite expor seu corpo à presença de toxinas. Poluição, fumaça de tabaco, álcool e outros fatores comprometem o organismo e o funcionamento do intestino.

5. Mastigue bem a comida

Na hora das refeições, sente-se e coma calmamente. Sem pressa. Mastigue bem os alimentos. Torne este ato consciente. Afinal, a digestão inicia na boca.

6. Cuidado com o uso de laxantes

O uso de laxantes sem orientação médica pode, a longo prazo, prejudicar o funcionamento do intestino. A maneira mais segura de utilizar é conforme a orientação do seu médico.

7. Estresse, não

O estresse e a agitação da vida cotidiana interferem negativamente na saúde do intestino. Você já deve ter tido dor de barriga provocada por ansiedade, ou conhece alguém que já passou por isso.

8. Consuma com moderação

Alguns alimentos podem ter ação constipante ou aumentam a produção de gases intestinais. São eles: café, chocolate, chá preto, por exemplo.

9. Reduza os processados

Alimentos industrializados e ultraprocessados devem ter consumo reduzido. São ricos em sódio, carboidratos, conservantes e outras substâncias químicas, que não trazem benefícios ao organismo.

10. Probióticos

Iogurtes e leites fermentados contêm micro-organismos que melhoram a flora intestinal, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes.