Diverticulite: causas e tratamento – Rovaris MedRovaris Med

Diverticulite: causas e tratamento

Dores abdominais, cólicas, náuseas, diarreia, constipação e febre. Esses são alguns dos sintomas que podem acompanhar a diverticulite. Hoje, vamos falar sobre as causas e tratamentos possíveis para este problema.

Antes de começar, vale explicar que a diverticulite é a inflamação de pequenas “bolsas” que podem se formar no interior do intestino, os chamados divertículos.

Algumas pessoas já nascem com essas formações, mas em geral, elas costumam surgir após os 50 anos de idade, e uma das causas é o envelhecimento natural do organismo.

A simples presença de divertículos no intestino é chamada de diverticulose.

Estudos indicam que não existe uma relação direta entre os divertículos e o

câncer de intestino, apenas alguns sintomas são parecidos.

Para que os divertículos não inflamem, gerando a diverticulite, os principais aliados do corpo são alimentos ricos em fibras, cereais integrais e muita água. Além de manter o bom funcionamento do intestino, atividade física regular e peso controlado auxiliam na prevenção da doença.

Quando a diverticulite já está instalada e em fase aguda, alguns cuidados são necessários. Procurar um médico da sua confiança é o primeiro deles. É ele quem irá identificar a melhor forma de tratamento. Entre as formas de tratar o problema estão o uso de antibióticos, analgésicos ou, em casos extremos, cirurgia.

Se não for tratada corretamente e logo no surgimento dos primeiros sintomas, a diverticulite é passível de complicações graves, que podem ir de sangramento ao evacuar à perfuração intestinal.

Escute seu corpo e não ignore os sintomas da diverticulite. Prevenção é o melhor tratamento.

Alimentação preventiva

– Consuma vegetais crus como: cenoura, beterraba, alface…

– Consuma frutas ricas em fibras como: morango, manga, pera, maçã, etc.

– Beba muita água para que as fezes não fiquem ressecadas

– O indicado é o consumo diário de 20 a 30 gramas de fibras.

Alimentação durante o quadro agudo

– Durante o quadro agudo da diverticulite, que em geral, vem acompanhado de dor, prefira uma alimentação leve. Líquida ou pastosa. Uma sopa de legumes ou purê de batatas por exemplo.

 

Leia outros artigos em Dicas e Notícias