Endocrinologia: um olhar para os hormônios
A entrada na menopausa, a diabetes que chega ou a obesidade, são problemas que necessitam do olhar do endocrinologista. Este especialista médico está atento ao funcionamento de nossas glândulas e de todas as doenças que as afetam. Mas por que isso é tão importante?
Bom, as glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os famosos hormônios, esses afetam diretamente a corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias que regulam o funcionamento do corpo. Por exemplo, quando você toma um susto, dois hormônios fazem acelerar o ritmo do seu coração e respiração, a adrenalina e a noradrenalina.
Em equilíbrio os hormônios podem inclusive ajudar a controlar a fome. A leptina é secretada por células de gordura, sendo a responsável por avisar seu corpo sobre a saciedade de suas reservas de energia. Enquanto a grelina é secretado pelas paredes do estômago e fazem, basicamente, que você sinta fome.
Então, que tipo de doença trata o endocrinologista?
As doenças relacionadas ao metabolismo e ao funcionamento das glândulas, ou seja, aos problemas hormonais estão diretamente ligadas a essa especialidade:
– problemas de crescimento
– diabetes
– obesidade
– osteoporose
– dificuldades para engravidar
Além disso, doenças relacionadas à menstruação também contam com a ajuda deste profissional. Problemas como a Síndrome do Ovário Policístico, a falta de menstruação (amenorreia), hirsutismo (crescimento em mulheres de pelos em áreas onde comumente apenas os homens tem pelos), tireoide, andropausa, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, dentre outras.
Leia outros artigos em Dicas e Notícias