Entenda mais sobre as hérnias e seus sintomas – Rovaris MedRovaris Med

Entenda mais sobre as hérnias e seus sintomas

Sabe aquela saliência sobre a pele, que às vezes causa uma dor, especialmente quando você faz algum esforço? Você pode ter desenvolvido uma hérnia. Seu principal sintoma é a protuberância ou inchaço no local.

Em geral, as hérnias podem ter diversas causas, como um levantamento de peso na academia ou no trabalho; tosse excessiva; um esforço extremo; ou até mesmo na força que você fizer para defecar.

Elas podem também manifestar-se num momento e desaparecer espontaneamente e voltar a manifestar-se.
Hérnia que se manifesta de maneira súbita e com dor intensa deve ser avaliada prontamente por um médico.

Mas o que são e qual seu perigo?

Hérnias são defeitos anatômicos em nosso corpo. Geradas a partir de um orifício que se abriu e permitiu um escape parcial ou total de algum órgão ou tecido por esse espaço. Elas podem ser desenvolvidas em qualquer idade e precisam ser diagnosticadas por um médico, por meio de exames. Em geral o melhor tratamento é cirúrgico.

O risco maior é no caso do estrangulamento da hérnia, isto é, as alças intestinais não retornam à posição normal. Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão. Nesse caso, além da dor, surgem náuseas e vômitos. Sendo essencial a procura imediata de um médico.

Para cada tipo existe uma técnica cirúrgica específica. Atualmente, há formas de diminuir a possibilidade de retorno da hérnia no local operado.

Se o paciente não possui outras doenças associadas, a cirurgia da hérnia é de baixa complexidade, podendo ser realizada com programação de alta hospitalar em até um dia.

Confira os tipos de hérnia:

Femoral: aparece como uma saliência pouco abaixo da virilha;
Inguinal: aparece como uma protuberância na virilha ou logo acima dela. Uma porção do intestino “escapa” por uma área de fraqueza na parede abdominal chamada de canal inguinal;
Umbilical: aparece como uma protuberância na parte inferior do abdome. Ela ocorre quando o músculo ao redor do umbigo não se fecha completamente;
Epigástrica: ocorre na linha média do abdômen (Linha Alba);
Incisional: Ocorre na cicatriz de uma cirurgia recente ou antiga, ou próxima a ela.

Leia outros artigos em Dicas e Notícias