Gastrite é tudo igual?
Quem já teve dor de estômago sabe que não é nada fácil. Parece que nada vai conseguir aliviar. Não há posição confortável para se ajustar. As medicações parecem demorar muito, a fazer efeito. No caso da gastrite, esses sintomas são mais evidentes. Aí vem a pergunta. Gastrite é tudo igual? Ou será que existem vários tipos?
A resposta é: existem vários tipos de gastrite. O que irá determinar o tipo é a causa, a duração e o local do estômago afetado.
Gastrite Aguda
Um dos principais agentes causadores da gastrite aguda é uma bactéria chamada de H.pylori. Além de dor e queimação, os sintomas são vômitos, náuseas e mal estar, principalmente após as refeições. Se não tratada, pode evoluir para gastrite crônica. Por isso, não dê chance. Ao sinal de dores, procure seu médico de confiança ou um gastroenterologista. Ele irá avaliar seus sintomas e, se necessário, irá solicitar uma endoscopia para diagnosticar com precisão a causa da gastrite.
Gastrite Crônica
A gastrite crônica vem mostrar um tipo um pouco mais grave da doença. Isto porque as paredes do estômago estão mais lesionadas. A inflamação vai progredindo ao longo do tempo, causando muita dor, inchaço, queimação, gases, entre outros sintomas. O grande perigo da gastrite crônica é evoluir para uma úlcera ou até mesmo um câncer. Mudanças de hábitos, estilo de vida e medicações ajudam a melhorar o problema.
Gastrite Nervosa
Certamente você já deve ter ouvido falar “não leve essa situação para o estômago”, não é mesmo? Acontece que muita gente leva o estresse a níveis de somatização e o sistema digestório é afetado diretamente. Aí surge a gastrite nervosa. Em momentos de grande estresse, medo ou ansiedade o estômago começa a doer, trazendo também os sintomas gerais de gastrite. Além do especialista, procurar também profissionais de saúde mental para aliviar a carga emocional, ajuda a resolver a enfermidade.
Gastrite Enantematosa
Este tipo de gastrite, a Enantematosa, se refere à inflamação na parte mais profunda da parede estomacal. Em geral é causada por bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos como aspirinas ou anti-inflamatórios. Gastrite é tudo igual? Já deu para perceber que não, né?
Gastrite Eosinofílica
Há ainda mais um tipo de gastrite que vale a pena mencionar. A gastrite eosinofílica. Este tipo, em geral, é mais frequente em pessoas que sofrem alergias.
Viu só? Há vários tipos de gastrite, por isso, sintomas de dores, náuseas, enjoos na região do estômago devem ser investigados por um médico de confiança ou gastroenterologista. Esses profissionais são os melhores amigos do seu sistema digestivo. E aqui na Rovaris Med temos um time esperando para atender você.
E se você tem dúvidas sobre o exame de endoscopia, leia este artigo do Dr. Marcelo Rovaris.
Dr. Marcelo Henrique Rovaris
Diretor técnico da Rovaris Med
CRM/SC 8723
Endoscopia – RQE 12705
Cirurgia do Aparelho Digestivo – RQE 12706
Publicado em 23 de Agosto de 2021
Agende sua consulta com o doutor Marcelo H. Rovaris, fale conosco pelo fone (47) 33 60 64 70, ou se preferir, utilize WhatsApp para seu atendimento.