Hemorróidas: conheça a cirurgia de Desarterialização hemorroidária
Desarterialização hemorroidária: procedimento auxilia pacientes que sofrem com as famosas hemorróidas
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que metade da população mundial ou já apresentou ou apresentará, em algum momento da vida, sintomas da doença hemorroidária.
Outras pesquisas, como a do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos Estados Unidos da América (EUA) apontam que este número pode ser ainda maior, chegando a 75% de toda a população global.
Com números tão expressivos, tratar a doença hemorroidária como tabu já é coisa do passado – ou, deveria ser. Afinal, quanto antes o paciente recebe diagnóstico e tratamento adequado, mais rápido pode ter os sintomas atenuados. Mas afinal, o que é a doença hemorroidária?
A doença
Popularmente chamada de hemorróida, a doença hemorroidária consiste em inflamações e dilatações das veias ao redor do ânus e do reto. Essa situação acaba causando dor e sangramento para quem enfrenta o problema.
A doença possui diversos graus, desde os mais leves até os mais severos. Por isso, cada caso é um caso e precisa ser avaliado por um especialista. Fuja daquele conselho de um amigo que “tratou” o problema com um remédio caseiro. A hemorróida, se não controlada, pode causar problemas mais sérios.
Cirurgia de Desarterialização Hemorroidária
Se o nome parece complicado, fique tranquilo. É muito mais simples do que parece. Entre os vários tratamentos existentes, a Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD, na abreviação em inglês), destaca-se por ser uma opção moderna e minimamente invasiva – já que não possui nenhum corte.
Esse tipo de procedimento, costuma ser realizado em poucos minutos, corrigindo muitas vezes também, o prolapso retal de forma mais tranquila para o paciente, inclusive em relação ao pós-operatório. O paciente é liberado algumas horas após o procedimento e pode retornar a ter vida ativa novamente em poucos dias.
“Antigamente tínhamos muito receio de indicar este tipo de tratamento , hoje ficamos felizes de poder proporcionar um tratamento adequado, efetivo e de rápida melhora aos nossos pacientes.”
Há outras formas de tratamento, como medicamentos, pomadas e casos cirúrgicos mais invasivos. Mas, como já mencionamos, cada caso é um caso e as necessidades de cada paciente podem ser diferentes.
Quando procurar um especialista?
Caso você sinta dor na região anal (em especial após passar um certo tempo sentado), se percebe sangue no papel higiênico, ou identifica até um certo inchaço na região do ânus, procure imediatamente seu médico de confiança.
Na Rovaris Med temos uma equipe pronta para lhe auxiliar, dando todas as orientações, suporte e tratamento adequado para o seu caso. Se necessário, entre em contato e agende sua consulta.