Hepatites virais – Rovaris MedRovaris Med

Hepatites virais

Hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado. É considerada um grave problema não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

As hepatites virais mais comuns no nosso país são as causadas pelos vírus A, B e C. O Ministério da Saúde estima que milhares de pessoas sejam portadoras dos tipos B e C e não sabem.

O risco de essas doenças evoluírem é tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Formas de contágio
Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

Sexo desprotegido ou uso compartilhado de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

A mãe pode contaminar o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Sintomas
Costumam aparecer quando a doença está em grau adiantado. Febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados) são alguns dos sintomas.

Prevenção
Como a hepatite A é transmitida por alimentos e pelo contato pessoal, a higiene é o principal meio de prevenção: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais.

Já as demais hepatites virais são transmitidas pelo sangue, por isso, é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como giletes, escovas de dentes, utensílios de manicure, além de utilizar preservativos durante as relações sexuais, e ter certeza de que materiais utilizados para fazer tatuagens e para a colocação de piercings são descartáveis.

Vacinas também fazem parte das ações para prevenção das hepatite A e B.

Para saber mais, vale dar uma olhada no Boletim de Hepatites Virais 2018, elaborado pelo Ministério da Saúde.

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-de-hepatites-virais-2018

Leia outros artigos em Dicas e Notícias