Hérnia pós-cirurgia
Quando nos submetemos a uma cirurgia, em específico aquelas que necessitam de algum corte para que o procedimento seja realizado, é natural que, após a abertura, haja também o fechamento da incisão realizada.
É no pós-cirúrgico, quando o organismo começa a restabelecer as camadas de tecidos que foram abertas, que as hérnias incisionais podem surgir.
Isso ocorre especialmente em indivíduos com uma musculatura abdominal menos fortalecida, tendo a obesidade e o tabagismo como outros fatores agravantes.
Vale destacar que mesmo em pessoas com a musculatura mais forte este tipo de hérnia pode surgir após um procedimento cirúrgico, embora seja algo menos comum.
Fatores de risco
Um dos principais fatores de risco para o surgimento deste tipo de hérnia é o repouso inadequado. Por isso é extremamente importante seguir a recomendação médica pós-cirúrgica, dando tempo para o seu corpo se restabelecer por completo. Esforços físicos intensos podem ajudar no surgimento de uma hérnia incisional. Portanto, nada de pegar peso em casa, fazer atividades intensas ou ir para academia até que você seja realmente liberado para isso.
Outros pontos, como o uso de tabaco e a obesidade também são fatores que podem contribuir para o aparecimento delas. Indivíduos com a região menos fortalecida também são mais propensos, embora as hérnias incisionais possam surgir mesmo naqueles que praticam atividades físicas regularmente e possuem estrutura muscular mais forte.
Mas afinal, qual o problema desse tipo de hérnia?
Se não tratadas adequadamente, as hérnias podem ocasionar dor aguda e complicações graves, especialmente no intestino. Por isso é muito importante manter o acompanhamento médico após a realização de um procedimento ou caso você apresente alguma queixa de dor no período posterior à cirurgia.
O tratamento consiste em um novo procedimento cirúrgico – que pode variar entre cirurgia aberta ou laparoscópica (que é menos invasiva). A escolha por um dos métodos vai variar de acordo com o perfil do paciente e o tamanho da hérnia. Durante a investigação seu médico vai explicar e lhe orientar, dando sempre as melhores recomendações para o seu caso.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe que a gente te ajuda! Lembre-se de manter seus exames sempre em dia e de realizar acompanhamento médico frequente. Até a próxima!