Importância da Bula

Muita gente tem o hábito de jogar fora a bula do remédio no momento em que abre a caixa do medicamento. Você faz isso? Conhece alguém que faz? Hoje em nossa página de Dicas e Notícias vamos falar da importância deste pequenino informativo e você vai descobrir porquê não deve menosprezar a bula.

Este pequeno documento, que já está mais fácil de ler, com letras maiores e linguagem facilitada é importante para que o uso do medicamento aconteça de forma segura.

Ela vem dividida em partes que explicam as substâncias e princípios ativos que compõem a medicação.

Traz informações sobre a dosagem correta a ser ingerida. Orienta em casos de superdosagem e as reações adversas ou possíveis efeitos colaterais que podem ser provocados pelo medicamento.

Na bula, você também encontra contraindicações do medicamento, descobre se ele pode ser ingerido juntamente (as interações) com outros medicamentos, em jejum ou não, se causa alergia, se contém açúcar, no caso dos diabéticos, por exemplo.

E mais. Em caso de esquecimento, é a bula quem vai orientar se você pode tomar o medicamento na hora que se lembrar, ou não. Alguns medicamentos, não permitem isso.

De hoje em diante, leia sempre a bula. Mas se por acaso ela extraviar, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um bulário on-line, onde é possível acessar a bula perdida.

Bulário Eletrônico: http://www.anvisa.gov.br/

 

Leia outros artigos em Dicas e Notícias

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar