Intolerância a Lactose: fique atento aos sintomas no consumo de leite – Rovaris MedRovaris Med

Intolerância a Lactose: fique atento aos sintomas no consumo de leite

Em pesquisa recente o Instituto Datafolha, identificou no Brasil que 35% da população com idade acima de 16 anos, cerca de 53 milhões de pessoas, relatam algum desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite. E desses, cerca de 82% não receberam ou buscaram diagnóstico sobre o problema.

Estes desconfortos podem variar de pessoa a pessoa e estar conectado a incapacidade de seu organismo de produzir o que chama-se da enzima lactase. Ou seja, você pode estar convivendo com a intolerância a lactose.

A lactose é conhecida de forma popular como o açúcar do leite. Para que o organismo absorva ele de forma adequada é necessário que produza a enzima lactase que quebra o “açúcar” em partículas menores, como a galactose e a glicose. Sendo assim, se o seu corpo não produz quantidade suficiente dessa enzima a lactose segue para o intestino grosso sem essa decomposição e daí surgem os problemas.

Indicadores de intolerância a lactose:

– náuseas
– dor abdominal;
– irritação intestinal;
– diarréia;
– vômito;
– inchaço na barriga;

Como diagnosticar:

Se você sentir esses sintomas após a ingestão de leite e derivados (queijo, iogurte, creme de leite, doce de leite, etc) deve procurar um médico, um gastroenterologista é uma boa opção, já que trata de todo o aparelho digestivo e os órgãos que o compõem. Ele vai indicar os exames que você irá fazer para detectar o problema.

A partir de uma reorientação alimentar é possível conviver tranquilamente com a intolerância. Inclusive já existem medicamentos que permitem o consumo de leite e ajudam na absorção da lactose.

Mamães:

O leite materno não possui alergias ou intolerância, é recomendado a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, e quando possível a manutenção até os dois anos. Contudo, a proteína consumida no leite de vaca pela mãe pode passar para o leite materno. E, caso você perceba dificuldades e dores no seu bebê procure um médico e retire o leite comum de seu dia a dia.

Leia outros artigos em Dicas e Notícias