Maio Roxo - Mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais – Rovaris MedRovaris Med

Maio Roxo

Maio Roxo – Mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais

O mês de maio é marcado pelas ações de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Denominado “Maio Roxo”, o período traz luz sobre doenças que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), acometem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

A escolha do mês se dá pelo seguinte fato: em 19 de maio assinala-se o Dia Internacional das Doenças Inflamatórias Intestinais. Estas doenças, que podem ser confundidas com gastroenterites em virtude de seus sintomas, não têm cura, mas um acompanhamento correto pode minimizar seus danos, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida.

    

Mas o que são DII?

Vamos destacar basicamente dois tipos de doenças inflamatórias, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. A primeira causa danos ao reto e nas camadas mais internas que revestem o intestino grosso. Já a segunda é mais agressiva, podendo atingir o trato digestório por completo (desde a boca até o ânus). Porém, ela aparece de forma mais comum no intestino delgado, intestino grosso e região perianal. A doença de Crohn também pode acometer todas as nossas camadas intestinais (ou seja, atinge de forma mais profunda o organismo).

 

Fatores de risco

As causas exatas das DII ainda são desconhecidas. Porém, diversos gatilhos já foram mapeados. É sabido, por exemplo, que esse tipo de doença acomete mais jovens e adultos (na faixa entre 15 e 40 anos). Fatores genéticos também aparecem como um indicativo. Então, se você já possui algum histórico familiar, é bom ficar ainda mais alerta. Uma alimentação saudável também ajuda a afastar as DII. Por fim, o cigarro é um grande inimigo do nosso corpo e com as doenças inflamatórias intestinais não é diferente. Fumar aumenta o risco tanto do desenvolvimento quanto do agravamento da doença de Crohn, por exemplo.

 

Sintomas

Muitas vezes as DII são confundidas com gastroenterites (viroses). Isso porque seus sintomas são parecidos: diarreia, febre, dor na região abdominal, falta de apetite e cansaço. Porém, as doenças inflamatórias intestinais podem trazer também redução de peso e sangue nas fezes. O ideal é não perder tempo. Se você sente esses sintomas de forma regular, consulte imediatamente um médico especialista.

 

Faça a sua parte!

Agora que você já sabe os fatores de risco e os sintomas, é primordial que faça a sua parte nessa luta. Hábitos saudáveis e um acompanhamento regular são indispensáveis. Caso o seu médico sinta necessidade, ele pode solicitar exames laboratoriais e endoscópicos – em alguns casos até mesmo biópsias, tomografias ou ressonâncias magnéticas.

Um tratamento eficaz – e iniciado no tempo certo – pode fazer com que a inflamação seja reduzida e controlada, trazendo uma melhor qualidade de vida para o paciente. Na Rovaris Med você conta com uma equipe pronta para lhe dar todo o suporte na investigação e tratamento das doenças inflamatórias intestinais. Precisando, conte conosco!