Muito além do glúten e da lactose, você conhece os tipos de intolerância alimentar? – Rovaris MedRovaris Med

Tipos de Intolerância alimentar

Muito além do glúten e da lactose, você conhece os tipos de intolerância alimentar?

Você já percebeu que seu corpo reage de forma diferente a cada alimento? Alguns causam inchaço, outros gases, e até dores articulares. Muito além do glúten e da lactose, você conhece os tipos de intolerância alimentar? 

Antes de começar a falar sobre intolerância alimentar, vale lembrar que existem também as alergias alimentares, que formam um quadro mais complexo e perigoso. Você deve ter visto algum filme, quando a pessoa come amendoim e fica inchada. Há também quadros de choque anafilático. Isto porque, no caso das alergias, o alimento é visto como um agente agressor ao corpo, provocando respostas imunológicas.

Vamos falar de intolerâncias

Embora haja muito o que falar sobre as alergias alimentares, este assunto ficará para outro momento. Nosso foco aqui são as intolerâncias. Bom, intolerância alimentar é bem mais comum e acontece quando o organismo não é capaz de digerir corretamente um alimento. Ou, ele realiza esse processo de uma forma que não deveria. O resultado, na maioria dos casos, são sintomas gastrointestinais. 

Glúten e lactose

Apesar dos sintomas desconfortáveis, as intolerâncias alimentares provocam respostas não tóxicas. 

As intolerâncias ao glúten e à lactose são conhecidíssimas do público. Alimentos à base de trigo, como pães, massas, doces, cervejas, entre outros, e lactose (açúcar do leite), existentes, principalmente, no leite de vaca e derivados são responsáveis por reações adversas desconfortáveis. Podem causar inchaço, diarreias, náuseas, alterações na pele, cabelos, coceiras. Isto apenas para falar dos sintomas comuns às duas alergias. 

Você até pode estar se perguntando: ah, mas o glúten é vilão. Na verdade, a má fama desta enzima se deve pelo que o glúten pode causar: 

  • doença celíaca; uma inflamação crônica, que não tem cura, mas tem controle.
  • alergia ao trigo: onde há reação às proteínas do trigo
  • sensibilidade ao glúten: apresenta sintomas semelhantes à doença celíaca, mas não causa danos no intestino delgado.

Lactose é o açúcar do leite. A intolerância neste caso, que pode provocar edema de glote e alterações no sistema respiratório, acontece quando o organismo não consegue produzir uma enzima para fazer a digestão da lactose. 

Além da dupla 

Além da dupla glúten e lactose, existem outros tipos de intolerância alimentar. Quem nunca ouviu falar em alergia a camarão? Peixes, mariscos e outros frutos do mar podem causar intolerância.

Alimentos altamente industrializados como conservantes, aromatizantes e realçadores de sabor podem resultar em quadros de intolerância alimentar.

E também precisamos incluir na lista os refrigerantes à base de cola, café e chocolate. Enxaqueca é a reação mais comum a esses alimentos.

Vegetais também. Entre os mais comuns estão tomates, morangos, nozes, bananas, couve e espinafre. 

Como saber qual tipo de intolerância eu tenho?

Através de exames específicos, o médico irá confirmar a ocorrência de intolerância alimentar. Podem ser solicitados exame de sangue, testes de hidrogênio na respiração, exame de fezes entre outros. 

Concluindo, deu para perceber que, muito além do glúten e da lactose, há outros tipos de intolerância alimentar que merecem atenção e tratamento. Busque sempre atendimento médico de confiança e saiba que você não precisa sofrer com esses desconfortos. 

Estamos aqui para ajudar! Conte com nossa equipe.