Quem tem medo da colonoscopia? – Rovaris MedRovaris Med

colonoscopia sem medo

Quem tem medo da colonoscopia?

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Dr. Marcelo Rovaris e juntamente com o Dr. Amauri Cadore vamos trazer algumas informações importantes sobre a colonoscopia. 

Quem tem medo da colonoscopia? Veja bem, colonoscopia não é bicho-papão, nem lobo mau. É um procedimento necessário na detecção e prevenção do câncer colorretal.

Por que ele é tão importante? Porque ele identifica a existência de pólipos. Esses pólipos intestinais, com o passar do tempo podem se transformar em um tumor cancerígeno em pessoas que tenham essa predisposição.

A grande questão é: por que as pessoas têm medo de fazer colonoscopia? A resposta é porque elas não conhecem o procedimento, não sabem como é a preparação e criam mil limitações na sua mente, para não fazer o exame.

Quem deve fazer o exame de colonoscopia? 

O exame é indicado periodicamente para pessoas acima de 50 anos ou a partir dos 45, no caso de pessoas que tenham histórico familiar para o problema. E deve ser feito até uns 70 anos, mais ou menos, para fazer esse controle do surgimento de pólipos.

É medo ou preconceito?

A realização do exame é feita a partir da observação e análise das paredes internas do intestino grosso, delgado, cólon e reto. O tabu e o preconceito acerca dessa região íntima é o principal inimigo do exame. Daí a importância deste artigo. Informação é poder e traz segurança e responsabilidade sobre o próprio corpo.

Antes do exame

Para que o médico possa ter a visualização da parte interna do intestino, a região precisa estar limpa, ou seja, sem resíduos em seu interior. Por isso, na véspera do exame a pessoa precisa se preparar. Dieta especial, muito líquido e um medicamento laxante suave são prescritos detalhadamente pelo médico.

Durante

No momento do exame, a pessoa é sedada. Por isso, a participação de um acompanhante é imprescindível, a pessoa não pode dirigir depois. O paciente não fica inconsciente, mas é sedado devido ao desconforto do exame em si.

O médico realiza o procedimento com auxílio de um enfermeiro ou auxiliar. A duração média é de 15 a 20 minutos. Se forem observados pólipos, eles serão retirados imediatamente e enviados para biópsia.

Dependendo da quantidade de pólipos encontrados, o médico irá recomendar uma frequência de repetição que pode ser anual ou a cada dois anos.

Esses fatores fazem da colonoscopia um exame preventivo importante, que deve estar na lista de check up de saúde de todas as pessoas na faixa etária ou que tenha histórico familiar de câncer ou pólipos. Então, meus queridos, não precisa ter medo. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Um abraço.

Para saber mais, dê uma olhada nessa entrevista concedida pelo Dr. Cadore.