Reversão da Bolsa de Colostomia – Rovaris MedRovaris Med

Reversão da Bolsa de Colostomia

Reversão da Bolsa de Colostomia

Recentemente você viu em nosso blog conteúdos sobre a colostomia – um procedimento bastante importante que pode auxiliar – temporariamente ou de forma definitiva – pacientes no processo de eliminação das fezes através de uma bolsa coletora fixada junto ao corpo. Nos casos de uso temporário, a bolsa pode – e deve – ser removida. Mas, quando isso é possível? E de que forma? Siga lendo este post para entender tudo sobre a remoção das bolsas de colostomia. Boa leitura!

O procedimento

Para a retirada da bolsa, um novo procedimento cirúrgico deverá ser realizado (normalmente mais simples que o primeiro. Desta vez, o objetivo será remover a bolsa coletora e reconstruir o caminho natural para que as fezes transitem pelo intestino até serem eliminadas pelo ânus.

Quando a remoção é aconselhada?

A reversão do procedimento de colostomia deve sempre ser orientada pelo médico. Cabe a ele avaliar a situação do paciente, analisando se deve ou não ser realizada a reversão.

Mas, para isso ocorrer, alguns pontos são primordiais, como a perfeita recuperação do procedimento cirúrgico inicial e o estado geral de saúde do paciente.

Readaptação

Da mesma forma que o uso da bolsa de colostomia exige tempo de adaptação por parte do paciente, com alguns cuidados importantes – como a ingestão de alimentos pastosos e repouso.

O paciente precisará ficar internado, sob observação, por alguns dias e, após receber alta, deve evitar esforços como prevenção.

É normal que o paciente apresente alguns sintomas, como diarreia, constipação ou gases. Com paciência, e seguindo todas as orientações, em algumas semanas o paciente voltará a ter vida normal, com plena recuperação das funções do intestino.

Na Rovaris Med você encontra profissionais que darão todo o suporte para você tanto na colocação quanto na retirada da bolsa de colostomia. Tem alguma dúvida? Agende sua consulta!