Setembro Verde marca campanha contra o câncer de intestino – Rovaris MedRovaris Med

Setembro Verde marca campanha contra o câncer de intestino

Setembro chegou trazendo a Campanha Setembro Verde, dedicada a alertar e prevenir o câncer de intestino.

Durante todo o mês, em parceria com a Sociedade Catarinense de Endoscopia Digestiva, Sociedade Catarinense de Coloproctologia e Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, a Rovaris Med irá abordar temas relacionados a essa doença que é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

 

No portal www.campanhasetembroverde.com.br é possível verificar alguns dados sobre a doença. Entre eles, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para os tumores de maior incidência entre homens e mulheres e aponta haver na região Sul uma grande incidência da doença. Excesso de peso e obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e de carnes processadas (salsicha, presunto, linguiça, carne seca etc.) sendo os principais fatores desencadeadores do câncer.

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso e ânus.

É tratável e possui grandes chances de cura, desde que detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

O pólipo intestinal é um crescimento anormal da mucosa do intestino grosso.

Sua ocorrência é bem comum e afeta de 15 a 20% da população. Inicialmente, são pequenos e de formatos variados, mas podem se desenvolver transformando-se em tumores malignos. Por este motivo é tão importante a remoção dos pólipos, com a finalidade de prevenir o câncer. O exame de colonoscopia é a maneira de detectá-los e removê-los.

Os principais fatores de risco são:

idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso, alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras, ingestão excessiva de carne vermelha e carnes processadas, fumar, ter histórico de câncer de intestino na família, doenças inflamatórias do intestino e doenças intestinais hereditárias.

Alimentação saudável, atividade física e manter o peso adequado são formas de prevenção do câncer de intestino e de outras doenças também.

Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura, minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal.

Cuide-se. Consulte seu médico com periodicidade e previna-se contra o câncer.

Leia outros artigos em Dicas e Notícias