Setembro Verde: sobre o Câncer Colorretal – Rovaris MedRovaris Med

Setembro Verde: sobre o Câncer Colorretal

A morte do ator Chadwick Boseman, famoso por dar vida ao personagem de quadrinhos Pantera Negra, por câncer de colón e justamente às vésperas do mês de setembro, comoveu o mundo e chamou atenção para este tipo de tumor.

O mês de setembro foi escolhido há alguns anos pelas Sociedades médicas de coloproctologia, endoscopia digestiva e gastroenterologia para realização da campanha de prevenção ao câncer colorretal: o Setembro Verde.

O câncer de colorretal é popularmente conhecido como câncer de intestino. A doença figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

É uma doença muitas vezes silenciosa, que não costuma dar sinais ou sintomas. Daí a importância de exames preventivos para diagnóstico precoce. Obesidade, aumento na expectativa de vida, hábitos alimentares, fatores genéticos e ambientais contribuem para o surgimento do câncer de intestino.

Fatores de risco do Câncer de Intestino

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são:

• idade igual ou acima de 45 anos,

• excesso de peso corporal

• alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras

• consumo de carnes processadas

• ingestão excessiva de carne vermelha

• histórico familiar

Fatores ambientais

Dos fatores ambientais acima relacionados, há os endógenos, ou seja, os que se originam dentro o organismo e estão ligados a histórico familiar e fatores genéticos.

No caso do ator Boseman, a que vinha lutando contra a doença há quatros e faleceu aos 43, fatores hereditários parecem ser a causa mais plausível. Daí a importância da prevenção. Ele descobriu o tumor já em estágio avançado.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas mais comuns sugestivos deste câncer, de acordo com o Inca são:

· Sangramento nas fezes

· Massa (tumoração) abdominal

· Dor abdominal

· Perda de peso e Anemia

· Mudança de hábito intestinal

Prevenção

Além de mudar hábitos, a realização de exames preventivos periódicos são as principais armas na prevenção ao câncer colorretal.

Rastreamento de pólipos

Pólipos são um crescimento anormal da mucosa do intestino. São relativamente comuns, afetando entre 15 e 20% da população, mas podem se desenvolver transformando-se em tumores malignos. O exame de colonoscopia é a maneira de detectá-los e removê-los precocemente.

Colonoscopia

Esse exame é preventivo do Câncer de Intestino e, além disso, durante o próprio procedimento, pólipos serão retirados e enviados para análise laboratorial, caso sejam encontrados. Quem possui parentes de primeiro grau com histórico de câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o médico de confiança para saber como e com qual frequência deve fazer a colonoscopia.

Em geral, recomenda-se que seja realizada a partir dos 45 anos de idade para quem não tem casos na família. A partir dos 45 anos, repetir de 5 em 5 anos

Já para quem tem casos familiares, recomenda-se iniciar o rastreamento 10 anos antes em que o caso foi diagnosticado. Para casos de síndrome de Lynch – predisposição genética- o mais precocemente possível.

Não espere por sinais de alarme. Previna-se. Converse com nossa equipe e saiba como realizar a prevenção ao câncer colorretal.