Sintomas mais comuns de pedra na vesícula
Um órgão pequeno, mas que pode ser responsável por uma dor insuportável. Sim. Dor é um dos sintomas mais comuns de pedra na vesícula. Além dela, o problema pode vir acompanhado de outros sinais importantes. Pedimos para nossa equipe do aparelho digestivo aqui da Rovaris Med, separar os principais deles. O resultado você confere abaixo.
O que é vesícula biliar?
Antes de listar os sintomas mais comuns de pedra na vesícula é preciso entender o que é esse órgão e sua função no organismo. Bem, de forma bem resumida, a vesícula biliar, esse é o nome e o sobrenome da moça, ajuda na digestão de gorduras difíceis.
Certamente, podemos dizer que a vesícula funciona como uma bolsa de reserva do fígado, que acumula certa quantidade de bile, preparando-se para auxiliar na digestão de alimentos mais pesados. Porém, com o passar do tempo, essa bolsinha pode acumular gorduras, que cristalizam, formando as pedras ou cálculos biliares.
Esses cálculos, quando obstruem a passagem, ou seja, quando impedem a saída do líquido biliar, podem resultar em uma doença chamada Colelitíase, a popularmente conhecida pedra na vesícula.
Colelitíase
Primeiramente, as pessoas só descobrem que possuem pedras na vesícula ao desenvolverem a colecistite. Ou seja, quando o órgão inflama em decorrência das pedras. Nessa fase, surgem os sintomas de dores fortíssimas na região abdominal, no lado direito.
Mais sintomas
Como já mencionado, a colelitíase aguda vem acompanhada:
- de dores que irradiam para as costas e até ombros
- cólicas
- inchaço no lado direito do abdômen
- náuseas e vômitos
- febre
- urina escura
- olhos amarelados
Doutor, é grave?
Por exemplo, em um outro artigo já publicado aqui no blog, ☞ Problemas na vesícula, explicamos que pedras na vesícula facilmente se confundem com intoxicação alimentar ou indigestão. Isto porque, nos quadros agudos, ou seja, de crise, vêm acompanhados de dores fortíssimas, vômitos e náuseas.
Por isso, o paciente em crise, procura um PA e é atendido com medicamentos para aliviar a crise. Então, passa-se algum tempo e o quadro se repete. É importante procurar atendimento do gastro para que o diagnóstico seja confirmado. Em geral, o exame de ultrassom é indicado para constatar a ocorrência dos cálculos.
Agora, respondendo a pergunta deste bloco, apesar de muito dolorosos, os quadros de pedra na vesícula não costumam evoluir para problemas mais graves.
Assim sendo, a intervenção cirúrgica para retirada da vesícula costuma ser o mais indicado. O procedimento é feito por videolaparoscopia e, sim, é possível levar uma vida normal sem a vesícula biliar.
Se você tem algum desses sintomas ou conhece alguém, entre em contato com a gente.
Agende sua consulta com o doutor Marcelo H. Rovaris, fale conosco pelo fone (47) 33 60 64 70, ou se preferir, utilize WhatsApp para seu atendimento.