10 mitos e verdades sobre a endoscopia
Vai fazer uma endoscopia e procurou alguma informação na internet – ou mesmo com um familiar ou amigo – sobre o procedimento? É claro que estas informações são bem-vindas, mas tome cuidado para não acabar embarcando em alguns mitos que rondam o exame.
Pra te ajudar a separar o que é mito e o que é verdade e te tranquilizar, criamos um conteúdo especial sobre a endoscopia, com embasamento técnico e apurado por nossa equipe médica. Confira!
1) Fazer a endoscopia dói!
MITO – Talvez essa seja a primeira dúvida de muitas pessoas. Se é o seu caso, fique tranquilo. O exame é indolor, já que conta com uma aplicação de anestesia tópica ou por sedação diretamente na veia.
2) Endoscopia precisa de anestesia geral.
MITO – Como acabamos de falar, a anestesia é bem simples, sendo feita por meio de um spray aplicado diretamente na garganta ou por medicação na veia, que permite ao paciente relaxar e adormecer durante o procedimento.
3) Não posso dirigir depois do exame.
VERDADE – Por conta das medicações utilizadas (justamente para que não haja dor), você pode ter uma sonolência depois do exame, além de uma sensação de “lentidão”. Como sua atenção e reflexos não estarão plenos, não é interessante que você dirija ou mesmo que se locomova sozinho após o exame.
4) É obrigatório ter um acompanhante.
VERDADE – Como você viu no item anterior, seu corpo estará menos ágil que o normal por conta da sedação. Então, é indispensável que você esteja acompanhado de um adulto que possa conduzi-lo em segurança. Fique tranquilo que essa sensação sairá algumas horas depois do procedimento e você já poderá ter vida normal.
5) Endoscopia também serve para tratamentos
VERDADE – A endoscopia é usada de forma mais comum para o diagnóstico de doenças. Mas, ela também pode ser uma importante aliada para a remoção de pólipos e cânceres em estágio inicial (que são removidos com a utilização de acessórios). O procedimento também pode auxiliar no tratamento de fístulas no esôfago e estômago, ruptura de varizes do trato digestório.
6) Endoscopia é demorada!
DEPENDE – Você já viu que o procedimento não serve apenas para diagnósticos. Caso a sua endoscopia seja apenas de investigação (exame), é provável que o procedimento em si não demore mais do que 15 minutos. A grande maioria das endoscopias é realizada com este fim. Agora, se ela for realizada com o intuito de tratamento/terapia, esse tempo pode ser um pouco maior.
7) É necessário fazer jejum.
VERDADE – Seu estômago precisa estar vazio, sendo necessário jejum completo de oito horas para a realização do procedimento.
8) Não é possível comer depois do exame.
MITO – Tão logo você esteja acordado e em condições de deglutir (o que ocorre minutos depois do procedimento), você já poderá se alimentar. A única restrição é de que nas primeiras horas após o exame, seja feita a ingestão de alimentos mais leves.
9) Durante a endoscopia ficamos com dificuldade de respirar.
MITO – O endoscópio (aparelho utilizado no procedimento) será introduzido pela sua boca e será direcionado ao esôfago. Aqui, vale lembrar daquela aula de biologia do ensino médio: o caminho que o ar percorre é diferente. Ele entra pelo nariz, segue para a laringe, passa pela traquéia e chega aos pulmões. Como você pode ver, os caminhos são distintos. Ou seja, você não terá problemas para respirar durante o exame.
Posso ter desconforto depois do exame
VERDADE – Cada indivíduo é único e possui suas características e particularidades. Então, isso varia de pessoa para pessoa. Mas, você pode sim ter uma certa “moleza” depois do exame por conta da sedação. Uma leve sensação de irrigação na garganta, assim como gases, também é algo que pode ocorrer. Mas, nada em grau que deva lhe incomodar muito.
Há raros casos em que o paciente precisa de um acompanhamento maior depois do exame. Caso você sinta sintomas como febre, dificuldade na respiração, vômitos, muita dor abdominal ou ainda apresente fezes negras, procure imediatamente suporte médico.
Ficou com alguma dúvida? Fique tranquilo! Aqui na Rovaris Med você recebe todas as orientações antes do exame. Precisando de algo é só nos chamar!
Leia também:
Teste de Hidrogênio Expirado
É um teste respiratório realizado através de um equipamento supermoderno que funciona de forma similar ao bafômetro.
Muito além do glúten e da lactose, você conhece os tipos de intolerância alimentar?
Você já percebeu que seu corpo reage de forma diferente a cada alimento? Alguns causam inchaço, outros gases, e até dores articulares.
Teste respiratório detecta intolerância à lactose
Tecnologia semelhante ao bafômetro ajuda a detectar intolerância à lactose.