Dicas práticas para melhorar a saúde do intestino
Setembro é consagrado pelas Sociedades médicas de coloproctologia, endoscopia digestiva e gastroenterologia como o mês de chamar a atenção para prevenção ao câncer colorretal. Ou seja, do Setembro Verde. Por isso, a Rovaris Med, que mantém esta campanha o ano todo, neste artigo se dedica ainda mais, para que você possa conferir algumas dicas práticas para melhorar a saúde do intestino.
Método Kominsky
Antes de mais nada, vale mencionar que o tema acerca da saúde intestinal está cada vez ganhando mais espaço nos canais de entretenimento. Dessa forma, o assunto, que infelizmente, ainda é tabu para muita gente, apareceu na série Método Kominsky, da Netflix. Resumidamente, para quem ainda não assistiu, a série conta a história de um professor de teatro que se vê às voltas com as alegrias e desafios trazidos pelo processo de envelhecimento.
Acima de tudo, uma das sacadas da série é a forma descontraída com que aborda temas como prevenção do câncer colorretal e o exame de colonoscopia, o principal preventivo da doença. Certamente, apesar da abordagem cômica, fica a reflexão da importância de cuidar da saúde do intestino desde cedo.
Setembro Verde
Diante disso, o Setembro Verde traz mensagem de prevenção com todas as informações e conhecimento médico. Afinal, o câncer de colorretal é popularmente conhecido como câncer de intestino é uma doença que figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Assim sendo, é uma doença muitas vezes silenciosa, que não costuma dar sinais ou sintomas. Daí a importância de exames preventivos para diagnóstico precoce a partir dos 45 anos.
Fatores de risco do Câncer de Intestino
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são:
- estar com excesso de peso corporal
- manter uma alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras
- consumir carnes processadas
- ingerir carne vermelha em grandes quantidades
- possuir histórico familiar
Sintomas
Os principais sinais e sintomas mais comuns sugestivos deste câncer, de acordo com o Inca são:
- Sangramento nas fezes
- Massa (tumoração) abdominal
- Dor abdominal
- Perda de peso e Anemia
- Mudança de hábito intestinal
Prevenção
Além de mudar hábitos, a realização de exames preventivos periódicos são as principais armas na prevenção ao câncer colorretal. E a colonoscopia é a principal delas. Você pode ler sobre este exame neste artigo do Dr. Marcelo Rovaris, Colonoscopia sem medo. (https://rovarismed.com/dicas-e-noticias/quem-tem-medo-da-colonoscopia/)
Dicas práticas para melhorar a saúde do intestino
- Alimente-se de forma saudável. Essa é a primeira dica para melhorar a saúde do intestino. Nossa nutri aqui da clínica, Aline do Amaral, explica que existem diversos alimentos que são benéficos ao aparelho digestório e intestinal: Fibras, cereais, gengibre, abacaxi, iogurtes são alguns dos que estão no topo da lista.
- Beber água ao longo do dia é fundamental. O intestino precisa estar hidratado para funcionar.
- Pratique atividade física. Caminhar, nadar, dançar, praticar Yoga. Escolha sua modalidade e mexa o corpo.
- De olho no emocional. No intestino é produzida grande parte da serotonina (neurotransmissor do prazer e bem-estar) e cerca de 80% do sistema imunológico. Cada vez mais a medicina tem descoberto a relação entre problemas intestinais e doenças como ansiedade, depressão, entre outras. Como seus intestinos estão funcionando?
- Faça o exame preventivo de colonoscopia regularmente conforme orientação do médico.
Já que estamos em pleno Setembro, veja outros artigos na sessão Setembro Verde. (https://rovarismed.com/dicas-e-noticias/?categoria=setembro-verde)